Como melhorar a experiência das famílias que procuram por doações de materiais escolares a encontrarem ações voluntárias

Contexto

A educação tem papel transformador na vida de uma pessoa, investir em educação é peça fundamental para o desenvolvimento de um país. Porém, todos os anos as escolas públicas e pais tentam encontrar meios, que possibilitem a compra dos materiais escolares, que muitas vezes pesa no orçamento e compromete a renda de uma família, ou em muitos casos acaba afastando muitas crianças e jovens da escola, pois a vulnerabilidade social impossibilita a aquisição de materiais escolares para o desenvolvimento das atividades no processo de aprendizagem, não podendo dar continuidade no frequentar das aulas.

Objetivo

O objetivo desse projeto é criar um website responsivo que possibilite a conexão anônima de estudantes que precisam de materiais escolares com pessoas que possam doá-los, para que esses alunos tenham os itens necessários para frequentarem as aulas.

Metodologia

Usamos a metodologia Double diamond — Design thinking, que tem como finalidade entregar uma solução para o usuário. Para estruturar esse projeto passamos pelas etapas de Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar.

Matriz CSD

Sabendo que nosso Stakeholder principal são os responsáveis legais por alunos de rede Estadual e Municipal e os próprios alunos, e voluntários que desejam fazer doações, precisávamos saber o que tínhamos de Certeza, Suposições e Dúvidas, então foi usado a Matriz C.S.D. para entendermos melhor quais são as principais dificuldades de pessoas ao doar e receber doações.

Pesquisa

Fizemos uma pesquisa qualitativa e quantitativa para entender melhor a necessidade de dois públicos: famílias (pais de estudantes) e doadores. Abaixo listamos alguns insights.

5W2H

O que — Sistema de doação de materiais escolares para estudantes de escolas estaduais e municipais, que garante anonimato aos envolvidos através de um match entre doadores e estudantes de acordo com os materiais listados e localidade. Além disso, o site ensina e estimula a reutilização de materiais.

Por que — Para destinar materiais sem uso a quem precisa e não tem acesso e para ensinar pessoas outros meios de transformar seus materiais (reciclagem).

Onde — Através de um Website responsivo será feito o cadastro da lista de itens necessários e o registro das doações, que posteriormente serão recebidos e distribuídos pelas escolas estaduais e municipais.

Quem — Estudantes com dificuldades em conseguir os matérias escolares necessários para que possam frequentar as aulas, Pessoas que querem doar, e para ensinar pessoas a reutilizar os materiais que já possuem, visando redução de custos.

Quando — No início do ano letivo.

Como — O estudante registra a lista dos materiais que precisa e não tem condições de comprar no aplicativo web para habilitar a lista de doações.

O doador promove a mesma ação listando os materiais que possui em casa.

O sistema visualiza a necessidade do usuário e apresenta ao doador uma busca por localidade (CEP e endereço) e promove o match entre doadores e estudantes.

Caso o estudante não encontre o match (doador) ele entra em uma fila de espera e recebe a sugestão de utilizar a ferramenta “Faça você mesmo” do site, onde aprenderá utilizar materiais recicláveis para fazer materiais e também aprenderá a reutilizar materiais do ano anterior. Ajuda pais e alunos a garantirem o material escolar do qual não podem prover.

Quanto — Custo de hospedagem do website. A iniciativa será sem fins lucrativos.

Benchmark

Coletamos algumas informações de iniciativas de doações de materiais escolares, fizemos uma análise comparativa dos serviços prestados e geramos um benchmark.

Persona

Identificamos 2 perfis para nossa persona:
Mãe com filhos em ano letivo, que não possui renda suficiente para investir em materiais escolares.

Doadora que guarda todos os anos seus materiais por não saber como e onde doar.

Jornada do Usuário

O objetivo dessa jornada é observar as ações, sentimentos e dificuldades a fim de identificar oportunidades e melhorias no processo de doação (no caso dos doadores) e de solicitação de materiais escolares (no caso de famílias e estudantes). Acesse a jornada aqui

  1. Jornada Família

2. Jornada Doador

Solução

Após analisarmos as pesquisas, tivemos insights importantes que possibilitaram solucionarmos as duas principais dificuldades:

1. Onde doar
2. Para quem doar

Existem pessoas que gostariam de realizar doações, mas que não as fazem por não saber onde/para quem doarem, ou por terem dificuldades de ir aos locais de entregas. Devido a isso, por muitas vezes os materiais ficam inutilizados em casa, ou até sendo jogados fora.

Pensando nisso, criamos um sistema que conecta estudantes que precisam de doações, e doadores que moram em regiões e bairros próximos a fim de diminuir esse trajeto; Ambos se cadastram no site, listam os materiais que possuem (doador) e precisam (estudante) após preencherem seus endereços e CEPs acontece um match anônimo, a partir daí recebem a notificação da escola mais próxima entre os dois para fazer e receber a doação.

A aplicação ajuda o doador e o estudante a se despreocupar com questões como: para quem vai doar, onde vai doar/receber e como vai doar/receber — pois o site já traz todas essas possibilidades dentro de um único site.

Proposta de Valor

Após o processo da jornada coletamos insights que agregaram valor ao nosso produto e possibilitou a identificação do valor do produto para o cliente.

Proposta de Negócios

Pensando em como manter o site de doação de materiais escolares aFetivo online, seria um ganho trazer como parceria chave as papelarias, como fonte de receita o espaço para propagandas das lojas na página. Com isso, poderiam disponibilizar como recurso chave, uma porcentagem de 10% de desconto como incentivo para pessoas que doam pelo site para captação de novos clientes.

Arquitetura da Informação

Para estruturar melhor como ficaria o fluxo do nosso website aFetivo foi feito o desenho de arquitetura da informação, que tem por objetivo a organização da lógica da navegação com uma visão geral do que precisa ter no aFetivo. Acesse aqui arquitetura da informação

Protótipos de Baixa e Média Fidelidade

Fizemos a dinâmica do Crazy 8's estruturamos o nosso fluxo, e concluímos os rabiscos do nosso produto. Acesse aqui

2. Protótipo de Média Fidelidade

Após termos feito os Wireframes de baixa fidelidade partimos para o protótipo de média fidelidade, com a colaboração de toda a equipe construímos um protótipo para visualizar melhor como ele ficaria.

Style Guide

O style guide foi desenvolvido seguindo padrões como, ícones e as cores nos tons azul, preto e branco. Levando em consideração que a pessoa em busca de materiais pode já se encontrar em aflição ou em ansiedade, adotamos conceitos da psicologia das cores para que os elementos formais tragam visualmente cores e imagens que remetem a sensação de calma. Em relação às imagens, utilizamos imagens de pessoas para gerar identificação com os usuários da plataforma e transmitir ar de seriedade. Acesse aqui Style guide

Teste de Usabilidade

Para identificar se os nossos usuários compreendiam o fluxo e as funções do site, foi feito o teste de usabilidade, análise Heurística, e um teste comportamental, possibilitando observar quais foram às principais heurísticas violadas dentro do nosso produto.

Protótipo de Alta Fidelidade

Para acessar o protótipo de Alta Fidelidade completo, clique aqui

Melhorias futuras

  • Deixar o design responsivo para melhor ajuste em telas mobile.
  • Para melhorias do nosso projeto pensamos em disponibilizar um canal para feedback dos usuários avaliando a confiabilidade do website aFetivo.
  • Implementar uma área de acesso para a escola que é o intermediário entre os usuários, para que acompanhem as solicitações feitas e entregues nela e dar baixa nos mesmos.

Considerações Finais

Deixamos registrado aqui o nosso agradecimento pela oportunidade de participar do Hackathon da FCamara com uma temática tão necessária, pelo alinhamento e dedicação do grupo, pelas mentorias que agregaram muito valor, conhecimento e Insights para o nosso projeto.

UX|UI — Maressa Gonzales e Marina Machado.

Desenvolvedores — Gabriel Kenji, Jonathan Ferreira, Pedro Reis e Rodrigo Lopes.

Repositório do projeto

Processo UX completo — Clique aqui

Github — Clique aqui

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store